terça-feira, 21 de outubro de 2008

As Baleias e Os Golfinhos

As baleias e os golfinhos dormem?

Baleias e golfinhos são mamíferos; portanto, em vários aspectos, eles são como os humanos. Entre outras coisas, eles têm estrutura óssea similar à nossa, sangue quente, e dão à luz a "bebês". As maiores diferenças entre estes animais e os seres humanos estão relacionadas aos seus respectivos ambientes. Baleias e golfinhos têm um sistema respiratório diferente que permite que passem longos períodos de tempo (às vezes 30 minutos ou mais) debaixo d'água, sem inalar oxigênio.



Em terra, os seres humanos e outros mamíferos respiram involuntariamente: se não decidirmos respirar ou não, nosso corpo captará o ar automaticamente. Como vivem em um ambiente submarino, baleias e golfinhos precisam ser respiradores conscientes: têm de decidir quando respirar. Conseqüentemente, para respirar precisam ser conscientes. O problema está aí, já que cérebros de mamíferos precisam entrar em um estado inconsciente de tempos em tempos para funcionar corretamente.


Os golfinhos têm muito tempo para tirar uma soneca entre suas viagens à superfície do oceano, claro, mas não é uma opção viável. Quando se é um respirador consciente, é impossível ficar completamente inconsciente - e se você não acorda a tempo? A solução para baleias e golfinhos é deixar metade do cérebro dormir enquanto a outra permanece acordada. Assim, o animal nunca está completamente inconsciente, mas ainda assim tem o repouso necessário.


Um comentário:

Nayara César disse...

Nooooossa!
Dormir (ficar inconsciente) é tão bom... Pena que os golfinhos e as baleias não o fazem por completo! rsrs... Brincadeiras a parte, essa é uma adaptação importante à sobrevivência destes mamíferos.

Gente, sendo a presença de pêlos uma característica de todos os mamíferos, como explicar a ausência destas estruturas nos golfinhos, baleias e outros mamíferos aquáticos? Alguém saberia me dizer?

*-*