sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Slow Loris - Muuuito devagar.


Só de olhar não dá para descobrir de que família esse bicho faz parte. Reparando nos olhos enormes e na cauda pequena, fica impossível imaginar que ele é da mesma turma que os macacos.
Mas ao contrário dos seus parentes , sempre apressados e saltitantes, o slow loris anda na maior calam e passa o dia inteiro tirando sonecas ao sol. Não foi à toa que ganhou esse nome: slow, em inglês quer dizer devagar.
Os olhos imensos desse animal permitem que ele enxergue à noite, quando sai em busca de alimentos como frutas, aves, insetos e lagartixas, sem se preocupar muito com a concorrência de bichos ativos durante o dia.
Suas patas da frente são diferentes das de outros primatas, pois têm indicador pequeno e dedão bem afastado dos outros dedos. Esse formato garante ao slow loris uma habilidade especial para segurar nos galhos e agarrar a comida. Isso é perfeito para um bicho que se sente seguro em cima das árvores e que quase nunca desce ao chão.
O slow loris possui glândulas debaixo do braço que produzem uma substância com cheiro forte, que é tóxica para o homem e pode provocar fortes reações alérgicas em quem o toca.
A fêmea passa a boca nessa glândula e depois lambe os filhotes para que eles conheçam o cheiro, identifiquem sua família e fiquem mais seguros. Eles são carregados nas costas da mãe e mamam até os sete meses. Quando ela precisa sair pra procurar comida, ficam escondidos nos galhos das árvores.
Ficha do Slow Loris:
Tamanho - até 38 cm
Peso - até 2 quilos
Gestação - de 185 a 197 dias
Tempo de vida - 10 anos em média
Onde vive - no sudeste da Ásia e na Índia.
Lendas e histórias:
*Há várias lendas sobre o slow loris e muita gente acha que o animal tem poderes para curar doenças.
*Alguns povos asiáticos acreditam que o pêlo do bicho faz sarar machucados mais rapidamente e que esses animais podem dar sorte quando levados dentro de barcos como mascotes.

3 comentários:

Nayara César disse...

A medida que nós pesquisamos descobrimos que o nosso Planeta apresenta uma Biodiversidade ainda maior do que imaginamos!

Anônimo disse...

Nossa muito fofo esse bixinho, e parabéns seu blog ficou super ecológico, e é uma maneira de consiêntizar as pessoas de que é preciso proteger a natureza uma frase qe me intriga muito é : "A natureza é sábia e justa. O vento sacode as árvores, move os galhos, para que todas as folhas tenham o seu momento de ver o sol.", se todos entendessem a importância da natureza aposto que ninguem faria isso.

Parabéns seu blog táh muito Xique

Pirados.com disse...

poxa...
muito interessante...
adorei,.../
bb gosto muito de vc...
bjos