quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Os Pingüins e o Aquecimento Global

Mais da metade das colônias podem sumir

A pesquisa, realizada pela ONG World Wildlife Fund (WWF), advertiu que a temperatura média da Terra deve aumentar ainda mais do que 2°C até o final do século, mesmo que grandes esforços sejam feitos para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera.

Os cientistas sugeriram também que o degelo tem causado a diminuição nas populações de krill, invertebrado semelhante a um camarão, que é fonte vital de alimentação dos pingüins.

Para o pesquisador Juan Casavelos, da WWF, o aquecimento já contribuiu para uma redução considerável no número de pingüins. "Eles se adptam bem ao frio e às condições extremas da Antártica, mas se a temperatura seguir aumentando, a espécie será seriamente ameaçada", afirmou.

Enquanto a contenção do aquecimento global parece ser a única solução viável a longo prazo, os pesquisadores buscam outras medidas para ajudar os pingüins, como manter as áreas marinhas protegidas para reduzir a pressão sobre a espécie e reforçar o controle da pesca de krill e outros peixes que servem como alimento.

Nenhum comentário: