quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O Lagarto

Brasileiros descobrem nova espécie de lagarto sem patas na caatinga

Enquanto o sertão não vira mar, uma espécie de lagarto sem patas, recém-descoberta na caatinga, tem de se contentar em nadar na areia mesmo. Essa é uma das características marcantes do Scriptosaura catimbau, réptil de apenas 5 cm de comprimento (sem contar a cauda) nativo do interior de Pernambuco. O bicho, descrito por dois pesquisadores brasileiros, faz parte de uma leva impressionante de novas espécies que estão aparecendo nas areias nordestinas.

Apesar da grande quantidade de bichos recentemente descobertos nas dunas nordestinas, o S. catimbau é tão diferente das demais que mereceu a denominação não só de uma espécie, mas de um gênero novo (o Scriptosaura; o gênero é a primeira parte do nome oficial de qualquer ser vivo, tal como o gênero Homo, ao qual pertence a nossa espécie, Homo sapiens).

A adaptação para "nadar" na areia e se enterrar é tão completa que restou ao bicho apenas vestígios modestíssimos -- dois filetes -- das patas de trás e nada das patas da frente. O resto da anatomia, no entanto, deixa claro que esse e os outros bichos do tipo chegaram a essa solução evolutiva de forma independente das cobras, com as quais eles se parecem muito superficialmente. Alguns dos primos do escrivão chegam mesmo a ter uma escama tapando os olhos, sendo completamente cegos, coisa que não se vê na nova espécie.

Nenhum comentário: