domingo, 26 de outubro de 2008

O Tubarão-cobra

Tubarão-cobra

O tubarão-cobra (Chlamydoselachus anguineus), que se julgava extinto, tem cerca de dois metros de comprimento e habita águas em profundidades que vão desde 600 a 1000 metros.
Um exemplar fêmea foi filmado em 24 de janeiro
de 2007 numa raríssima aparição em águas pouco profundas do litoral do Japão, próximo à cidade de Shizuoka. No entanto, o espécime se encontrava em péssimo estado físico e morreu horas após ser coletado.
O tubarão-cobra é uma das criaturas mais antigas já encontradas vivas nos dias de hoje. Já foram encontrados fósseis deste animal com cerca de 80 milhões de anos.

Humanos fora de perigo

A forma do corpo de um tubarão cobra assemelha-se ao de uma enguia, mas a cabeça desse bicho, falando em termos de morfologia, é o que o coloca na família dos tubarões. Graças à presença das fendas branquiais e às ampolas de Lorenzini, os cientistas puderam classificá-lo como tubarão. Enquanto a maioria dos tubarões possuem cinco pares de brânquias, os tubarões-cobra possuem seis. Assim como seus irmãos, o tubarão-cobra é um predador, mas não apresenta perigo para os seres humanos, apesar de seu tamanho poder chegar aos dois metros de comprimento.


Denominações do Tubarão-cobra
(Se quiser saber mais sobre tais basta clicar, os links são Wikipédia)

2 comentários:

Neto disse...

Denorou 1 ano pra baixar esse vídeo no youtube, mas acho que valeu a pena! Apesar da narração ser em inglês (traduz lá tamires)as imagens são bem legais...

Tamiires disse...

Nuss, traduzir??

Num me fale em traduzir nada naum rapaz q já passei raiva hoje com uma tradução aqui. o.O

HAHA

Mas vou ver o vídeo. xD