segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Animais também sofrem de estresse


O estresse afeta o estado físico e emocional dos animais. Assim como seus donos, eles também sofrem com os efeitos da vida moderna. Muitas vezes os animais de estimação podem assumir o estresse dos humanos. Em condições adversas os animais podem reagir com mudanças fisiológicas ou comportamentais.

James Morrisey, veterinário na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Cornell (EUA), afirma que cães e gatos são muito bons em pegar o estresse das pessoas, assim como as aves.

"Eu tenho trabalhado com um papagaio que vivia com uma mulher que teve uma convulsão, o papagaio podia dizer quando ela estava prestes a ter um ataque e avisá-la", afirmou Morrisey em entrevista ao site Live Science.

Além de transportar os encargos das pessoas, os animais - especialmente criaturas selvagens - têm suas próprias fontes de estresse. E para estes seres que dispõem de mecanismos não-mentais para perceber o mundo à sua volta, não é nada fácil lidar com isto.

Estados depressivos podem alterar comportamentos, mudar atitudes e predispor a doenças. Ansiedades podem provocar diarréias, apatias, automutilação e a agressividade também pode aumentar.

Os efeitos no organismo
Além do mais, os efeitos do estresse sobre um organismo do animal são semelhantes aos efeitos do estresse sobre os seres humanos.

Em ambos, o estresse provoca o corpo para liberar hormônios - adrenalina e cortisol. Estes hormônios causam aceleração na freqüência cardíaca e respiração, afetando o sistema imunológico. O estresse, também afeta o sistema reprodutivo, reduzindo a libido e os hormônios reprodutivos, o que, em última instância, aumenta o risco de doença cardiovascular.

Todos estes efeitos encontrados nos humanos, também foram constatados nos animais.

No caso dos macacos Rhesus, por exemplo, os subordinados têm os ciclos reprodutivos afetados, e têm maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares do que as fêmeas dominantes.

"O stress é adaptável a certo ponto, mas depois de um tempo ele é realmente prejudicial", disse Wilson.

"Uma das primeiras coisas a ser afetada é o sistema reprodutivo. Quando se desliga o sistema reprodutivo, você tem todos estes efeitos secundários, como o risco maior de doença cardiovascular, que são realmente prejudiciais".

Nos animais, tal como em humanos, alguns indivíduos têm melhores mecanismos para lidar com o estresse, o que lhes dá uma vantagem de adaptação.


(1)A falta de liberdade é um dos principais fatoores de estresse dos cães

(2)Um estudo constatou que a maior fonte de estresse para os gatos é o relacionamento hostil com outros gatos em casa.

(3)Viagens longas podem causar estresse nos animais

(4)Os cães necessitam des espaço e carinho

Nenhum comentário: