quinta-feira, 6 de novembro de 2008

As Lagartixas

Por que as lagartixas podem subir pelas paredes?
O segredo está na força de atração entre as cerdas de seus dedos e a superfície

Você se prepara para dormir, deita na cama, mas o sono não vem. Distraído, olha para cima e um bicho muito arisco chama a sua atenção por alguns minutos: a lagartixa! Ela está lá, grudada no teto, e sua impressão é de que, a qualquer momento, vai despencar e cair em cima da sua cabeça. Fique tranqüilo porque, dificilmente, isso vai acontecer. Esse animal não é parente do homem-aranha, mas tem suas habilidades para conseguir ficar agarrado em qualquer superfície.

Lagartixas são répteis do grupo dos lagartos pertencentes à família dos geconídeos, sendo, portanto, parentes de outras répteis como as serpentes, as tartarugas e os jacarés. Existem várias espécies desse bicho, distribuídas por todos os continentes. A chamada lagartixa de parede ou lagartixa mole, no entanto, é uma das mais comuns. Em geral, ela é vista à noite, caçando insetos -- como moscas e mosquitos -- nas paredes de nossas casas.

Mas como esses animais conseguem andar ali, sem cair? O segredo não está em nenhuma substância que os faça grudar, mas numa força de atração que se dá entre os dedos da lagartixa e a superfície! É que, atrás de cada dedo, elas têm placas, dispostas umas em cima das outras, formando pequenas almofadas adesivas. E cada uma delas é coberta por mais de um milhão de cerdas -- algo semelhante a um pêlo duro e áspero. Cada cerda, por sua vez, está subdividida em mil partes finíssimas, invisíveis ao olho nu.

Agora vejamos como se dá o "grude" da lagartixa. Muitos materiais se atraem, mesmo sem serem ímãs nem estarem eletrizados. Veja, por exemplo, o que acontece quando colocamos duas gotas de água bem próximas. Elas se juntam! E se aproximarmos um palitinho de uma gota? Ela também é atraída! Essa força é bastante fraquinha, e quase desaparece se os objetos não estiverem muito próximos. Mas a lagartixa tem uma forma curiosa de aproveitar essa forcinha para grudar nas paredes.

Em primeiro lugar, cada fiozinho das cerdas de suas patas pode ficar bem pertinho da superfície. Mesmo que a parede seja rugosa, esses fios fininhos sempre arrumam um jeito de ficar bem colados à superfície. Assim, a força de atração em cada cerda é maior. Depois, como há milhões dessas cerdas, há milhões de pequenas forças de atração agindo juntas. Aí, é bem difícil que a lagartixa caia da parede!

Pois para aumentar o poder de adesão, as lagartixas ainda bloqueiam uma rede de vasos sanguíneos que estão ligados aos seus pés. Ela pode fechar um reservatório de sangue que possui abaixo dos ossos dos dedos. Assim, quando ela pressiona esse osso, ele comprime aqueles vasos que estão bloqueados. As veias então se expandem e apertam as almofadas dos pés do animal contra a parede, melhorando ainda mais suas escaladas!

A habilidade de subir em superfícies é muito útil para as lagartixas. Graças a ela, esses animais podem utilizar o ambiente não apenas horizontalmente, mas também verticalmente. Desse jeito, ampliam bastante os lugares por onde podem andar e fazer suas casas. Além disso, conseguem achar comida com facilidade, já que podem buscá-la em lugares pouco explorados por outros animais.

Nenhum comentário: