quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Passarinho que nasce cedo canta melhor


Pesquisadores descobriram que os pássaros cujos ovos são os primeiros a serem postos em cada ninhada têm maior probabilidade de ser bons cantores. Na maioria das espécies de pássaros, o canto é usado pelos machos para demonstrar sua capacidade de acasalamento, e muitos estudos demonstraram que os machos mais saudáveis tendem a cantar mais alto, por mais tempo e as melodias mais complexas.

Masaya Soma, pesquisadora de biolingüística no Instituto Riken de Ciência Cerebral, em Wako, Japão, e seus colegas queriam determinar se a ordem em que os pássaros saem dos ovos tinha alguma influência sobre seu canto. "Eu esperava detectar uma hierarquia etária no canto, porque os pássaros mais velhos passam por menor estresse e recebem mais recursos em seu crescimento", diz Soma.

Para testar a idéia, sua equipe promoveu o cruzamento de diversas linhagens de tentilhões bengaleses (Lonchura striata domestica) de forma a que as hierarquias etárias formadas nas ninhadas assim criadas fossem independentes da ordem na qual os ovos foram postos.

Nove pares de tentilhões geraram um total de 16 ninhadas de quatro filhotes. Outros nove machos adultos foram introduzidos nas gaiolas de procriação no momento em que os pássaros começaram seu desenvolvimento, de modo a que os filhotes ouvissem o canto de mais de um pássaro.

Quando os tentilhões assim criadas chegaram à maturidade, os pesquisadores gravaram os seus cantos. Em relatório publicado pela "Behavioural Ecology and Sociobiology", a hipótese inicial que eles propuseram foi conclusivamente negada: a ordem de saída do ovo e a hierarquia do ninho não exerciam impacto perceptível sobre o canto.

Mas a ordem na qual os ovos eram postos tinha importância para determinar a complexidade do canto de um determinado filhote quando este amadurecesse. Os tentilhões que saíram de ovos colocados em primeiro lugar em uma ninhada costumavam consistentemente cantar canções mais complexas do que as de seus irmãos saídos de ovos postos mais tarde.

Nenhum comentário: