quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Os peixes sentem sede?


Para saber se os peixes sentem sede, primeiro é preciso definir: o que é sentir sede? O professor de fisiologia animal comparada da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) Euclydes Antônio dos Santos Filho define como a sensação que conduz o animal à busca de água.

Ele explica que os animais precisam ter um balanço adequado entre a quantidade de água em suas células e as partículas sólidas dentro das células. Humanos e outros animais terrestres perdem água a toda hora - suando ou na respiração. Quando o cérebro percebe a perda de líquido, aciona a sensação de sede para os repor.

Tudo bem, mas e os peixes? Santos diz ser impossível saber se eles sentem sede, por uma razão muito simples: "Ninguém sabe o que um peixe realmente sente". Além disso, não faz muito sentido pensar na sede comum, de buscar água - afinal, eles estão na água o tempo inteiro.

"Os peixes de água doce têm uma tendência contínua de ganharem água, e não de perderem", explica Santos. A água entra principalmente pelas brânquias, por osmose. Como estão sempre ganhando água, não devem sentir sede, arrisca.

Por outro lado, os peixes marítimos podem ser os que mais chegam perto de sentir sede como nós. Como eles têm menor concentração de sólidos em seu corpo do que na água do mar - que é rica em sais -, tendem a perder água pelas brânquias em vez de ganhar. Por isso, passam bebendo a água que perdem, e o aparelho digestivo trata de retirar o sal, que sai também pelas brânquias.

Ou seja: se é que algum peixe sente sede, é mais provável que seja uma anchova, de mar, do que um lambari, de rio.


Nenhum comentário: