domingo, 16 de novembro de 2008

O Sapo

Um dos menores sapos do mundo é achado em SC

Um representante da família dos menores sapos do mundo foi encontrado no norte de Santa Catarina pelo casal de ambientalistas Germano Woehl Júnior e Elza Nishimura Woehl. O minúsculo anfíbio mede apenas 11 milímetros e é menor do que uma unha.

O sapo foi encontrado na Serra do Mar, no norte de Santa Catarina, após seis anos de busca. É a primeira vez que se tem registro da espécie na região. Natural da Mata Atlântica, ele é da família dos Brachycephalidae. Historicamente, existem registros de sua ocorrência no Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Germano, um dos fundadores de uma ONG dedicada à proteção dos sapos, o Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade, explica que o pequeno sapo é muito barulhento e seu coaxar é identificado durante o dia, ao contrário dos demais sapos. "Eles procuram se esconder em ambientes úmidos, e esse exemplar que encontramos estava embaixo de uma camada de folhas secas", disse.

Batizado de "sapo-pingo-de-ouro", por causa de sua cor dourada e tamanho, o minúsculo anfíbio foi devolvido à natureza depois de fotografado. O ambientalista ressalta que, infelizmente, a espécie está seriamente ameaçada de extinção. "Com o desmatamento, está cada vez mais complicado encontrá-lo", lamentou. "Sua sobrevivência está por um palito de fósforo".
Os anfíbios dessa família não apresentam a fase de girino aquático, como a maioria. A reprodução se dá por desenvolvimento direto, fora da água, isto é, os sapinhos nascem já na forma adulta a partir dos ovos depositados embaixo das folhas, galhos e troncos das árvores caídas, em decomposição, no chão da floresta.

O próximo passo dos ambientalistas é tentar o registro oficial do minúsculo sapo nos Estados Unidos. Germano não quer registrar o sapinho no Brasil, pois aqui é necessária a coleta no animal. Em 2000, o instituto Rã-Bugio registrou nos Estados Unidos a existência da rã-marrom, um anfíbio que costuma ficar enterrado no chão da floresta.

2 comentários:

Neto disse...

Quantas espécies existem nesse mundo! Estudá-las profundamente deve ser muito interessante!

Lane disse...

que comentário pérfido o seu neto! uahsuahsuhahs